Salto de desenvolvimento do bebê: o que é e como identificar
Seu bebê está mais choroso, menos animado com as brincadeiras e parece estar precisando mais de colo? Esses sintomas podem indicar um salto mental de desenvolvimento.
Mas o que é um salto mental de desenvolvimento?
Durante o primeiro ano de vida, o desenvolvimento costuma ser rápido e o bebê está em constante aprendizado. O salto de desenvolvimento é um marco de que o bebê avançou em aspectos físicos, emocionais e mentais. É como se ele “avançasse uma fase”.
Eles ocorrem naturalmente, mas os estímulos externos podem contribuir muito para que esse desenvolvimento ocorra de uma forma mais saudável e rápida.
Os saltos mentais costumam ocorrem com 5, 8, 12, 19, 26, 37, 46, 55, 64 e 75 semanas de vida. Mas o início de cada salto pode variar de acordo com os estímulos externos e fatores individuais de cada bebê.
Como diferenciar um salto mental de uma possível doença?
Diante das mudanças, é normal que os bebês fiquem mais irritados, carentes e chorem com maior facilidade. Mas como diferenciar o salto mental de uma possível doença? Aqui vão quatro dicas:
- Temperatura: a febre costuma ser um sinal de doença, não de salto de desenvolvimento.
- Duração: saltos mentais costumam seguir um padrão temporal mais previsível e durar dias. Já doenças podem ter duração variável.
- Outros sintomas físicos: sintomas como diarreia, vômitos, tosse, entre outros, são indicativos de doença.
- Contato com alguém doente: se seu bebê teve contato recente com alguém que estava doente, é mais provável que esses sintomas sejam de uma doença e não de um salto mental.
Fique atento e, em caso de dúvida, sempre consulte um pediatra!

Formado em Jornalismo e pós-graduado em Digital Business.