Marcos do desenvolvimento infantil: 0 a 12 meses
O primeiro ano de vida do bebê é muito rico em descoberta e aprendizado. É durante esse período que vai ocorrer a ampliação da memória, aprendizagem motora (movimentos), linguagem e raciocínio.
Além disso, é o momento em que o bebê começa a desenvolver laços de amor e confiança com seus cuidadores.
Confira os principais marcos do desenvolvimento do bebê mês a mês:
1º mês de vida – Conhecendo vozes e sons
O bebê só é capaz de enxergar pessoas ou objetos a 30cm do seu rosto. Por isso, é um momento em que o foco do desenvolvimento está em reconhecer vozes e sons, além de emitir sons como resposta.
2º mês de vida – Sorriso social
O bebê já começa a coordenar alguns movimentos e sinaliza avanço no controle da musculatura do pescoço. O sorriso é um marco deste período e indica que o desenvolvimento afetivo e psíquico está indo muito bem.
3º mês de vida – Mãos e boca em ação
Com o auxílio das mãos, a boca se torna o principal instrumento para conhecer o mundo. É hora de conhecer texturas, volumes e consistências de objetos ou tudo que estiver ao alcance da boca.
4º mês de vida – Linguagem e movimentos avançam
Costuma ser um mês de grandes novidades. O bebê fica mais ativo e já consegue ter mais movimentos corporais e até mesmo a se comunicar através do choro.
5º mês de vida – Fortalecimento da cintura
O fortalecimento da musculatura atinge a cintura, é sinal de que o bebê está perto de sentar. Os bebês praticam diversos movimentos e a agitação ajuda a organizar o cérebro, que forma conexões entre as células e estabelece um padrão para quando ele tiver força para engatinhar.
6º mês de vida – Interação com pessoas e ambiente
O controle das mãos já está desenvolvido para que ele pegue objetos e se mova, por isso é capaz de interagir mais com as pessoas e o ambiente.
O bebê já é capaz de sentar com apoio, de rolar e está perto de engatinhar. Se quiser colo, ele saberá levantar os bracinhos para pedir.
7º mês de vida – Sentar já é realidade
A partir do sétimo mês, o bebê já começa a sentar sem apoio, mas é fundamental garantir que ele esteja em segurança em caso de desequilíbrio.
O bebê já é capaz de suportar seu peso nas pernas e pode pular pra cima e pra baixo enquanto seguram seus braços.
Nessa fase, ele se prepara para engatinhar se arrastando e rolando para alcançar objetos que estão longe.
8º mês de vida – Engatinhando
É o tão esperado momento por muitos pais: seu bebê está engatinhando. Caso seu bebê ainda não esteja, não se preocupe, alguns bebês começam a andar sem nem mesmo engatinhar antes.
Essa é a fase em que o bebê começa a se erguer sobre os móveis, portanto esteja atento aos perigos presentes. As emoções também ficam mais visíveis, pois ele já se expressa com mais facilidade.
9º mês de vida – A fala se aproxima
O bebê já começa a entender o significado das palavras e a copiar sons e barulhos. A partir do nono mês, o bebê já começa a reconhecer seu próprio nome e pode dizer suas primeiras palavras.
10º mês de vida – Curiosidade por objetos
Seu bebê está ainda mais curioso e interessado para compreender como as coisas funcionam, principalmente os objetos que estão por perto. Ele já consegue segurar objetos entre a ponta do polegar e indicador.
O bebê olha para os lábios de quem está falando e imita os sons. Conversa muito, mesmo que os adultos não consigam entender.
11º mês de vida – Compreendendo comandos e brincando
Nesta idade, o bebê já entende comandos simples como, por exemplo, “me dá a bola”, “pega aquele brinquedo”, justamente por isso, está mais ativo para brincadeiras.
Suas habilidades de comunicação estão sendo desenvolvidas ainda mais rápido, então é comum que você escute palavras.
12º mês de vida – Ficando em pé
Nesta idade, o bebê pode se levantar para ficar de pé e dar alguns passos sozinho, mesmo que inseguros. Além disso, saberá segurar objetos sozinho, sendo importante que os pais o incentivem a usar talheres e copos infantis.

Formado em Jornalismo e pós-graduado em Digital Business.