A importância do ambiente para o desenvolvimento infantil
Segundo Wallon, na sua Teoria do Desenvolvimento do Ser Humano, “o sujeito constrói-se nas suas interações com o meio e só podemos entender as atitudes da criança se entendermos a trama do ambiente no qual ela está inserida”.
Você já se perguntou em que ambiente você quer criar seus filhos? Com quais estímulos e quais interações sociais? O meio em que ele vive tem pessoas que se respeitam, que dialogam, que refletem a vida? Este meio proporciona relacionamentos mentalmente saudáveis para esta criança?
Basta olhar ao nosso redor e ver que a vida está cada dia mais corrida, que as pessoas já não têm tempo para as coisas simples, que as crianças passam horas com seus objetos eletrônicos para não dar trabalho aos pais, ou para que eles tenham algumas horas de descanso. Será que este é o melhor caminho? Será que é possível valorizar o brincar como principal ocupação da criança?
Desde a concepção devemos pensar no bem-estar do bebê, os diversos estímulos externos vão influenciar o desenvolvimento da afetividade, da motricidade e da inteligência da criança. Pensar nos detalhes e ter um olhar para eles faz toda a diferença, como o tipo de conversa a ser falada, o tom de voz, a música ouvida, o toque delicado, entre tantos outros estímulos possíveis.
Hoje não viemos trazer respostas e sim perguntas para reflexões importantes, afinal a criança de hoje é o adulto de amanhã e que adultos queremos criar? Muito vai ser explicado pelas interações sociais e ambientais, o contexto em que cada um se insere e é inserido. Busquemos relacionamentos saudáveis, cuidemos de nossa saúde física e principalmente de nossa saúde mental, manter o equilíbrio na vida e nas relações pode transformar o mundo e pode transformar a vida de quem você mais ama. Reflita!

Terapeuta Ocupacional – CREFITO-3/14507-TO
Mestre em Saúde e Envelhecimento/ Especialização em Saúde Mental.
Atua em todas as fases do desenvolvimento neuropsicomotor, na estimulação precoce e orientação familiar para estruturação de rotinas saudáveis e a importância do brincar para o desenvolvimento da criança.